quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A RELAÇÃO ENTRE A RELIGIÃO E A ESPIRITUALIDADE


BLOG ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE. AUTOR: ÁLAZE GABRIEL GIFTED.

 

 

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE




Há atualmente mais de 10.000 religiões no mundo, cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras. A espiritualidade é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única.

A religião possui templos para louvores e adorações.
O templo da espiritualidade é o ser, o mundo, o universo.

A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que despertam.

A religião é para aqueles que necessitam de um código externo e precisam ser guiados.
A espiritualidade é para os que ouvem e praticam o embrião da consciência, a voz interior.

A religião é um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça, amedronta, impõe e cobra.
A espiritualidade procura, desenvolve, liga causas e conseqüência, serenamente.

A religião aponta pecados e declara culpas.
espiritualidade aponta a ignorância e toma o sofrimento como ensinamento.

A religião reprime, condena e acusa.
A espiritualidade transcende, compreende e esclarece.
A religião inventa.
A espiritualidade descobre.

A religião determina formas.
A espiritualidade desenvolve conteúdos.

A religião não indaga, nem questiona.
A espiritualidade duvida, experimenta, observa e procura absorver.

A religião é crença.
A espiritualidade é busca.

A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é ligação e não tem regras.

A religião divide, secciona e discrimina.
A espiritualidade une, respeita e abraça.

A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade, você precisa buscá-la.

A religião necessita do (e determina o que é) sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado, em tudo.

A religião se alimenta do medo e da ignorância.
A espiritualidade se alimenta na busca e no desenvolvimento da consciência.

A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com ser.

A religião ensina a evitar o mal por medo do castigo e fazer o bem por interesse na recompensa.
A espiritualidade ensina que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

A religião é adoração e temor.
A espiritualidade é reflexão e amor.

A religião tortura o presente com os valores do passado, ameaçando com castigos no futuro.
A espiritualidade vive o presente, levando em conta as lições do passado, fazendo o plantio do futuro.

A religião condena e encarcera a natureza.
A espiritualidade desenvolve a consciência para tratar com a natureza.

A religião manda crer na vida eterna.
A espiritualidade nos permite viver a eternidade da vida.

A religião promete o encontro com Deus depois da morte.
A espiritualidade busca o encontro com Deus dentro de nós mesmos, a cada momento.

A religião determina e inquieta.
A espiritualidade desabrocha e aquieta.

Religião é tirania espiritual.
Espiritualidade é consciência existencial.



 DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO

  A etimologia tradicional faz derivar a palavra religião do latim: religio, religare [religar, ligar bem], o que nos permite afirmar que a religião é, assim, uma ligação entre os homens.
A religião pode, portanto, definir-se como um sistema de crenças [dogmas] e de práticas [ritos] relativos ao sentimento da divindade [ou realidade sagrada] e que une na mesma comunidade moral [Igreja] todos aqueles que a ela aderem.
Toda a religião se funda sobre uma revelação, cuja condição histórica pode ser a história exemplar de um povo [Judaísmo], ou de um profeta, cujos ensinamentos e modelo ideal de vida são conservados pela tradição, sobretudo oral [Cristianismo, Budismo].
Os dogmas religiosos significam a doutrina estabelecida dentro de uma religião, aceite e seguida pelos seus membros e determinam que a Igreja ensina em nome de Deus e da Revelação. Os dogmas, assim entendidos, são sinónimos de verdades reveladas, porque são objecto da fé, impostas pela autoridade da Igreja e aceites sem crítica nem exame. Eles são apresentados como irrefutáveis porque foram criados por inspiração do Deus, ser sobrenatural que os homens devem adorar. É através dos ritos, conjunto de cerimónias prescritas para a celebração do culto, que, normalmente, os homens adoram a Deus, em local designado Igreja que congrega os fiéis ligados pela mesma fé.
Que procuram os crentes através das práticas religiosas? À semelhança de outras práticas humanas, a religião procura dar respostas a problemas fundamentais que sempre têm impressionado a humanidade. Já vimos que a Filosofia se interroga acerca da origem do Homem e do Cosmos, do sentido da vida e do nosso destino, da imortalidade da alma ou da vida eterna, etc. Estas são preocupações que também sensibilizam, embora de modo diferente, a Religião. Enfim, na religião o homem procura as respostas – que o satisfaçam – que à luz da razão não são fáceis de entrever. Deste modo, o homem precisa de recorrer a uma entidade superior que o ampare na angústia e na dúvida, que o conforte na dor e no desespero (António Pinela, Reflexões s/d).
A definição de RELIGARE engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Sendo assim o hábito geralmente por parte dos grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita não tem apoio na definição do termo seita, derivado da palavra latina SECTA, nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como também é religião.
Heresia é outro termo mal compreendido significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante sendo assim o cristianismo foi uma heresia judaica assim como o protestantismo uma heresia católica, ou o budismo uma heresia hinduísta.

A Mitologia e uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não a religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.


MÍSTICA



Pode ser entendida como qualquer coisa que diga a respeito a um plano sobre material presença da religião em toda a cultura humana.

Não há registro em qualquer estudo por parte da historia, antropologia, sociologia ou qualquer outra ciência de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.
As religiões são um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Grande parte de todos os movimentos humana significativa teve a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis foram de ordem religiosa, estruturas sociais forma definidas com base em religiões e grandes parte do conhecimento cientifico, filosófico e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante maior parte da historia da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.
Hoje em dia apesar de todo avanço cientifico o fenômeno religioso sobrevive e cresce desafiando previsões que antevejam seu fim.A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua a promover diversos movimentos humanos e mantendo estatutos políticos e sociais.
Tal como a ciência, a arte e a filosofia, a religião é parte integrante e inseparável da cultura humana é muito provavelmente sempre continuara sendo.

TIPOS DE RELIGIÃO:

Há vários tipos de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classifica-las.Pôr há características comuns as religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões.
São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e ateísta. Panteísta. As mais antigas remontando a pré historia onde tinham predominância absoluta e também presente em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania.Para os panteístas DEUS é o próprio mundo, tudo esta interligada num equilíbrio ecossistêmico e místico.Crê se em espíritos e geralmente em reencarnação, e comum também o culto aos antepassados, procura se manter a harmonia com a natureza, e o mundo comumente é tido como eterno.

ALGUMAS RELIGIÕES PANTEÍSTAS
Xamanismo, religiões célticas, druidismo, amazônicas, indígenas norte americanas africanas, pansignifica natureza idéia de que tudo é deus que todos os elementos e coisas existentes são o próprio corpo de deus e que embora possua uma dimensão invisível esta intimamente ligada à natureza e relacionado a todos os eventos.

RELIGIÕES POLITEÍSTAS

Surgiram num estagio posterior de desenvolvimento social tendo sido predominantes na idade Antiga em todo o velho mundo e mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas, diversos deuses criaram, regem e destroem o mundo.Relaciona-se de forma tensa com os seres humanos, não raro hostil, as lendas dos deuses se assemelham a dramas humanos,havendo contos dos mais diversos tipos, Algumas religiões Politeístas Religião grega,egípcia,xintonismo,mitologia nórdica,religião azteca e maia, para eles existem vários tipos de deuses independente que geralmente representam aspectos específicos da natureza mas não são a própria natureza.

RELIGIÕES MONOTEÍSTAS

Mais recente,surgindo a partir do ultimo milênio aC, e predominante da idade media até a atualidade,um ser transcendente criou o mundo e o ser humano, há uma relação paternal entre criador e criaturas.idéia de que existem um único deus supremo sobre todas as outras criaturas ,que é principio e fim de todas as coisas e que criou o universo estando separado dele pode se confundir com henoteismo e por vezes com o politeísmo por admitir a existência de outras criaturas divinas como anjos,mas que nestes casos não são chamados de deuses.
Algumas religiões Monoteístas. Bhramanismo, zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo e sikhrismo.

ATEÍSMO

Surgem a partir do século 5 aC,tendo vingado somente no oriente e no ocidente ressurgindo somente após a renascença,para eles o Universo é uma emanação de um principio primordial “vazio”um não ser,crê se na possibilidade de evolução espiritual através de um trabalho intimo crê se em diversos seres concientes dos mais variados níveis e geralmente em reencarnação.
Algumas religiões ateístas Taoísmo,confuncionismo,budismo,jainismo na concepção do ateu e que não há qualquer forma de deus mas que não necessariamente invalida um plano transcendental. Significado da palavra DEUS. A palavra Deus deriva da palavra grega teo que por si só pode significar não apenas um tipo especifico de deus monoteísta,mas também qualquer tipo de divindade ou principio divino. Para muitos deus quer dizer qualquer entidade cujos atributos estão acima das capacidades humanas. Existem também a teocracia que é um sistema de governo subordinado a uma religião atravez de uma classe sacerdotal ou um código de leis sagradas. A teologia que é parte da filosofia que estuda a idéia e concepção de deus Monolatria que é a adoração centrada num único ponto,geralmente no politeísmo onde ocorre a adoração de uma só divindade .
Existencialismo doutrina que prega que o ser humano é quem determina todos os eventos a partir de sua própria escolha sendo totalmente livre para fazer o que quiser.

REFORMAS RELIGIOSAS

Tem inicio na Alemanha e provoca a separação de uma parte da comunidade católica da Europa ,originando o Protestantismo.Os papas exerciam poder espiritual e também poder temporal ou seja como qualquer outro governante de um pais,Muitos cristãos, opondo se a essa situação sentiam necessidade de uma volta aos ensinamentos de cristo e de seus apóstolos e pregavam uma reforma dos costumes .Os principais reformadores são Marin Lutero e João Calvino,no século XVI.A reforma difunde se rapidamente na Alemanha ,Suíça , França, Holanda, Escócia e Escandinava Surge então a igreja anglicana e a partir do século XVII, as igrejas batistas,metodista e adventista.As igrejas nascidas da reforma reúnem cerca de 450 milhoes de fieis em todo o mundo .A igreja reconheceu que sua preocupação execessiva pelas artes,pelas letras e pela cultura pagã ,estes abusos mas não teve coragem para empreender a necessária reforma geral .Surgiu então o movimento denominado reforma protestante ,que teve seu inicio na Alemanha por Lutero. Martin lutero nasce na Alemanha numa família camponesa em 1501 ingressa na universidade de erfurt onde estuda artes, lógica , física e filosofia.
Entra para o mosteiro dos eremitas agostinianos em 1505 torna se sacerdote e teólogo . Em 1517 o papa leão X mandou alguns padres a Alemanha com a finalidade de arrecadarem esmolas para o termino da construção da basilica de são Pedro .Lutero protestou afirmando não ver nessa atitude nenhum valor espiritual .para justificar seu protesto contra o que chamou de venda de indulencias e suas criticas a condutas eclesiásticas Lutero afixou na porta principal da catedral de wintteberg 95 teses que condenavam a venda de indulencias e outros abusos do clero ,pregando a salvação somente pela fé ,sem necessidades de esmolas ,Lutero permaneceu firma em sua conduta e foi acusado de herege condenado e excomungado pelo papa leão x e banido Carlos V,imperador da Alemanha o que o fez em 1521 queimar em praça publica diante de milhares de pessoas a bula papalque o condenava.Lutero traduz para o alemão o NOVO TESTAMENTO dando base a doutrina luterana.abandona o habito de monge e casa se com uma ex freira Catarina von bora mas tarde Lutero traduz a bilbia para o alemão .
O protesto de Lutero não era todo negativo e a palavra protestante não é um termo pejorativo ,a palavra é derivada do latim da preposição Pro que significa para e o infinito testare,testemunho .um protestante então e uma testemunha de Jesus cristo e da palavra de Deus . Nota se o pronunciamento de Lutero mudou o curso da historia e modificou a igreja para sempre.o mundo e a igreja jamais voltaram a ser os mesmos depois que Lutero fez a sua declaração arrebatadora.


 MISSIOMETRIA

David Barrett, um proeminente professor “missiometria” em Unibersity Regent, elaborou um boletim sobre a situação religiosa no mundo. Embora a precisão absoluta nestas matérias é impossível,no entanto, por seu domínio em lidar com cálculos matemáticos, conseguiu elaborar e oferecer uma pequisa sensata e confiável.
O Boletim Internacional de Pesquisa Missionária, preparado por David Barrett, lança um olhar detalhado sobre a situação religiosa no mundo a cada ano. Ele se especializou em analisar dados sobre as religiões do mundo, em especial do trabalho missionário cristão.



Embora saibam que é impossível ter precisão absoluta, Barrett e sua equipe mantém um banco de dados atualizado constantemente e fazem projeções usando a metodologia de especialistas em estatística. Anualmente, usam os dados que dispõe para atualizar seu relatório e fazer projeções para o futuro próximo.
A religião cristã, por exemplo, era praticamente fixa no século XX. Havia apenas 558 milhões de cristãos no mundo em 1900. Em contraste, chegamos a cerca de 2 bilhões de cristãos na metade de 2012.
No entanto, se considerarmos a porcentagem da população mundial, o cristianismo perdeu terreno. No início do século passado os cristãos eram 34,5% da população mundial, mas apenas 33,1% agora.
Metade dos 2 bilhões de cristãos no mundo são católicos. O segundo maior “megabloco” são os cristãos afiliados a “igrejas independentes”, que têm cerca de 400 milhões de membros. Ou seja, quase o dobro dos 217 milhões de fiéis ortodoxos em todo o mundo.
Barrett contabilizou 350 milhões de protestantes, divididos em centenas de denominações e mais 80 milhões pertencestes à comunhão Anglicana, que para muitos são um híbrido de católicos e protestantes. A tendência é que as posições desses “megablocos” dentro cristianismo mundial permaneça constante ao longo dos próximos vinte anos.
O que mais chama atenção é como a vida cristã mudou radicalmente no século XX. Os cristãos reuniam-se em 400 000 congregações em 1900. Hoje, podem ser encontrados cerca de 3,5 milhões de templos em todo o mundo. Em 1900 havia 300 000 livros publicados sobre o cristianismo. Em 2012, chegaremos a 5,1 milhões de títulos relacionados ao tema.
Os 3500 revistas cristãs publicadas em 1900 são uma pequena fração das 35 000 publicações cristãs impressas que circulam hoje. Em 2002, a previsão é que o número de Bíblias distribuídas seria dez vezes maior que em 1900. Em um século passamos de 5.5 milhões para 59 milhões de exemplares anuais das Escrituras ou de parte delas.
Talvez o mais surpreendente seja o número de denominações cristãs, eram 1.900 um século atrás, e agora chegam a 35.500. O cristianismo tornou-se muito mais um fenômeno urbano do século 20. Em 1900, apenas 28% dos cristãos do mundo viviam em cidades. Este ano, mais de 58% da população cristã vive em áreas urbanas.
A revolução das comunicações também teve um impacto dramático sobre a vida cristã. Em 1970, as organizações cristãs utilizam cerca de 1000 computadores. Hoje são 332 milhões de computadores.
Atualmente, 2,5 bilhões de pessoas assistem e ouvem programas cristãos de rádio e TV todo mês, um número que deverá subir em 2025 para 3,8 bilhões. Trinta anos atrás, apenas 750 milhões tinham acesso a programas cristãos. Isso sem contar a internet, cuja audiência não pode ser medida.
Mesmo assim, o Islã é a religião que mais cresce no mundo hoje. Dos 200 milhões de seguidores em 1900, os muçulmanos cresceram mais de 500% durante o século 20.
As mudanças demográficas nos últimos trinta anos chama a atenção. Em 1970, havia 554 milhões de muçulmanos no mundo e 666 milhões de católicos. No ano 2000, o Islã chegou a 1,2 bilhão de seguidores, enquanto o catolicismo contabilizava 1,1 bilhão. Isso significa que, em 2025, devemos ter 1,3 bilhão de católicos em um mundo habitado por 1,8 bilhão de muçulmanos.
O total do que Barrett chama de “religiões diferentes” cresceu de 1000, no ano de 1900, para 10 500 hoje, e deve chegar a 15 000 nos próximos 25 anos. Embora este crescimento pareça absurdo, o surgimento das novas religiões mostra que o mundo moderno não é tão ateu nem rejeita tanto assim a religiosidade quanto se pensa.
Essas novas religiões misturam elementos da fé de cristãos, budistas, hindus, muçulmanos e outras menos expressivas. Por exemplo, a Dai Viet Nam mistura budismo, confucionismo e taoísmo, usando ao mesmo tempo a Bíblia e o Alcorão, e tendo um líder com status de “Papa”. Outro exemplo são os muçulmanos Ahmadi, os quais afirmam que Jesus escapou da cruz e morreu na Índia com 120 anos.


 

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