BLOG ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE. AUTOR: ÁLAZE GABRIEL GIFTED.
Disponível em http://espiritualidade-e-religiosidade.blogspot.com.br
RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Há atualmente mais de 10.000 religiões no mundo,
cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras.
A espiritualidade
é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única.
A religião possui templos para louvores e
adorações.
O templo da espiritualidade
é o ser, o mundo, o universo.
A religião é
para os que dormem.
A espiritualidade
é para os que despertam.
A religião é
para aqueles que necessitam de um código externo e precisam ser guiados.
A espiritualidade
é para os que ouvem e praticam o embrião da consciência, a voz interior.
A religião é
um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade
te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião
ameaça, amedronta, impõe e cobra.
A espiritualidade
procura, desenvolve, liga causas e conseqüência, serenamente.
A religião
aponta pecados e declara culpas.
A espiritualidade
aponta a ignorância e toma o sofrimento como ensinamento.
A religião
reprime, condena e acusa.
A espiritualidade
transcende, compreende e esclarece.
A religião
inventa.
A espiritualidade
descobre.
A religião
determina formas.
A espiritualidade
desenvolve conteúdos.
A religião
não indaga, nem questiona.
A espiritualidade
duvida, experimenta, observa e procura absorver.
A religião é
crença.
A espiritualidade
é busca.
A religião é
humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade
é ligação e não tem regras.
A religião
divide, secciona e discrimina.
A espiritualidade
une, respeita e abraça.
A religião
lhe busca para que acredite.
A espiritualidade,
você precisa buscá-la.
A religião
necessita do (e determina o que é) sagrado.
A espiritualidade
busca o sagrado, em tudo.
A religião
se alimenta do medo e da ignorância.
A espiritualidade
se alimenta na busca e no desenvolvimento da consciência.
A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade
se ocupa com ser.
A religião ensina
a evitar o mal por medo do castigo e fazer o bem por interesse na recompensa.
A espiritualidade
ensina que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.
A religião é
adoração e temor.
A espiritualidade
é reflexão e amor.
A religião
tortura o presente com os valores do passado, ameaçando com castigos no futuro.
A espiritualidade
vive o presente, levando em conta as lições do passado, fazendo o plantio do
futuro.
A religião
condena e encarcera a natureza.
A espiritualidade
desenvolve a consciência para tratar com a natureza.
A religião
manda crer na vida eterna.
A espiritualidade
nos permite viver a eternidade da vida.
A religião
promete o encontro com Deus depois da morte.
A espiritualidade
busca o encontro com Deus dentro de nós mesmos, a cada momento.
A religião
determina e inquieta.
A espiritualidade
desabrocha e aquieta.
Religião é tirania
espiritual.
Espiritualidade é consciência
existencial.
DEFINIÇÃO
DE RELIGIÃO
A etimologia tradicional faz derivar a palavra religião
do latim: religio, religare [religar, ligar bem], o que nos
permite afirmar que a religião é, assim, uma ligação entre os homens.
A religião pode, portanto, definir-se como um
sistema de crenças [dogmas] e de práticas [ritos] relativos ao sentimento da
divindade [ou realidade sagrada] e que une na mesma comunidade moral [Igreja]
todos aqueles que a ela aderem.
Toda a
religião se funda sobre uma revelação, cuja condição histórica pode
ser a história exemplar de um povo [Judaísmo], ou de um profeta, cujos
ensinamentos e modelo ideal de vida são conservados pela tradição, sobretudo
oral [Cristianismo, Budismo].
Os dogmas religiosos significam a doutrina
estabelecida dentro de uma religião, aceite e seguida pelos seus membros e
determinam que a Igreja ensina em nome de Deus e da Revelação. Os dogmas,
assim entendidos, são sinónimos de verdades reveladas, porque são objecto da
fé, impostas pela autoridade da Igreja e aceites sem crítica nem exame. Eles
são apresentados como irrefutáveis porque foram criados por inspiração
do Deus, ser sobrenatural que os homens devem adorar. É através dos ritos,
conjunto de cerimónias prescritas para a celebração do culto, que,
normalmente, os homens adoram a Deus, em local designado Igreja que
congrega os fiéis ligados pela mesma fé.
Que procuram os crentes através das práticas
religiosas? À semelhança de outras práticas humanas, a religião procura dar
respostas a problemas fundamentais que sempre têm impressionado a humanidade.
Já vimos que a Filosofia se interroga acerca da origem do Homem
e do Cosmos, do sentido da vida e do nosso destino,
da imortalidade da alma ou da vida eterna, etc.
Estas são preocupações que também sensibilizam, embora de modo diferente, a
Religião. Enfim, na religião o homem procura as respostas – que o satisfaçam
– que à luz da razão não são fáceis de entrever. Deste modo, o homem precisa
de recorrer a uma entidade superior que o ampare na angústia e na dúvida, que
o conforte na dor e no desespero (António Pinela, Reflexões s/d).
A definição de RELIGARE engloba necessariamente
qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias
e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como
característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo
físico.Sendo assim o hábito geralmente por parte dos grupos religiosos de
taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita não tem apoio na definição
do termo seita, derivado da palavra latina SECTA, nada mais é do que um
segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como
também é religião.
Heresia é outro termo mal compreendido significa
simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião
dominante sendo assim o cristianismo foi uma heresia judaica assim como o
protestantismo uma heresia católica, ou o budismo uma heresia hinduísta.
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A Mitologia e uma coleção de contos e lendas com
uma concepção mística em comum sendo parte integrante da maioria das
religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura
fundamental da crença religiosa. Não a religião sem mitos, mas podem existir
mitos que não participem de uma religião.
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MÍSTICA
Pode
ser entendida como qualquer coisa que diga a respeito a um plano sobre material
presença da religião em toda a cultura humana.
Não
há registro em qualquer estudo por parte da historia, antropologia,
sociologia ou qualquer outra ciência de um agrupamento humano em qualquer época
que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.
As
religiões são um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e
técnicas.
Grande
parte de todos os movimentos humana significativa teve a religião como
impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis foram de ordem
religiosa, estruturas sociais forma definidas com base em religiões e grandes
parte do conhecimento cientifico, filosófico e
artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante maior parte da
historia da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.
Hoje
em dia apesar de todo avanço cientifico o fenômeno religioso sobrevive e cresce
desafiando previsões que antevejam seu fim.A grande maioria da humanidade
professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua
a promover diversos movimentos humanos e mantendo estatutos políticos e
sociais.
Tal
como a ciência, a arte e a filosofia, a religião é parte integrante e
inseparável da cultura humana é muito provavelmente sempre continuara sendo.
TIPOS DE
RELIGIÃO:
Há vários tipos de religião, e são muitos os modos
que vários estudiosos utilizam para classifica-las.Pôr há características
comuns as religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente
todas as divisões.
São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e
ateísta. Panteísta. As mais antigas remontando a pré historia onde tinham
predominância absoluta e também presente em muitos dos povos silvícolas das
Américas, África e Oceania.Para os panteístas DEUS é o próprio mundo, tudo esta
interligada num equilíbrio ecossistêmico e místico.Crê se em espíritos e
geralmente em reencarnação, e comum também o culto aos antepassados, procura se
manter a harmonia com a natureza, e o mundo comumente é tido como eterno.
ALGUMAS RELIGIÕES PANTEÍSTAS
Xamanismo, religiões célticas, druidismo,
amazônicas, indígenas norte americanas africanas, pansignifica natureza idéia
de que tudo é deus que todos os elementos e coisas existentes são o próprio
corpo de deus e que embora possua uma dimensão invisível esta intimamente
ligada à natureza e relacionado a todos os eventos.
RELIGIÕES POLITEÍSTAS
Surgiram num estagio posterior de desenvolvimento
social tendo sido predominantes na idade Antiga em todo o velho mundo e mesmo
nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas, diversos deuses
criaram, regem e destroem o mundo.Relaciona-se de forma tensa com os seres
humanos, não raro hostil, as lendas dos deuses se assemelham a dramas humanos,havendo
contos dos mais diversos tipos, Algumas religiões Politeístas Religião
grega,egípcia,xintonismo,mitologia nórdica,religião azteca e maia, para eles
existem vários tipos de deuses independente que geralmente representam aspectos
específicos da natureza mas não são a própria natureza.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Mais recente,surgindo a partir do ultimo milênio
aC, e predominante da idade media até a atualidade,um ser transcendente criou o
mundo e o ser humano, há uma relação paternal entre criador e criaturas.idéia
de que existem um único deus supremo sobre todas as outras criaturas ,que é
principio e fim de todas as coisas e que criou o universo estando separado dele
pode se confundir com henoteismo e por vezes com o politeísmo por admitir a
existência de outras criaturas divinas como anjos,mas que nestes casos não são
chamados de deuses.
Algumas religiões Monoteístas. Bhramanismo, zoroastrismo,
judaísmo, cristianismo, islamismo e sikhrismo.
ATEÍSMO
Surgem a partir do século 5 aC,tendo vingado
somente no oriente e no ocidente ressurgindo somente após a renascença,para
eles o Universo é uma emanação de um principio primordial “vazio”um não ser,crê
se na possibilidade de evolução espiritual através de um trabalho intimo crê se
em diversos seres concientes dos mais variados níveis e geralmente em
reencarnação.
Algumas religiões ateístas
Taoísmo,confuncionismo,budismo,jainismo na concepção do ateu e que não há
qualquer forma de deus mas que não necessariamente invalida um plano
transcendental. Significado da palavra DEUS. A palavra Deus deriva da palavra
grega teo que por si só pode significar não apenas um tipo especifico de deus
monoteísta,mas também qualquer tipo de divindade ou principio divino. Para
muitos deus quer dizer qualquer entidade cujos atributos estão acima das
capacidades humanas. Existem também a teocracia que é um sistema de governo
subordinado a uma religião atravez de uma classe sacerdotal ou um código de
leis sagradas. A teologia que é parte da filosofia que estuda a idéia e
concepção de deus Monolatria que é a adoração centrada num único
ponto,geralmente no politeísmo onde ocorre a adoração de uma só divindade .
Existencialismo doutrina que prega que o ser humano
é quem determina todos os eventos a partir de sua própria escolha sendo totalmente livre para fazer o
que quiser.
REFORMAS RELIGIOSAS
Tem inicio na Alemanha e provoca a separação de uma
parte da comunidade católica da Europa ,originando o Protestantismo.Os papas
exerciam poder espiritual e também poder temporal ou seja como qualquer outro
governante de um pais,Muitos cristãos, opondo se a essa situação sentiam
necessidade de uma volta aos ensinamentos de cristo e de seus apóstolos e
pregavam uma reforma dos costumes .Os principais reformadores são Marin Lutero
e João Calvino,no século XVI.A reforma difunde se rapidamente na Alemanha
,Suíça , França, Holanda, Escócia e Escandinava Surge então a igreja anglicana
e a partir do século XVII, as igrejas batistas,metodista e adventista.As
igrejas nascidas da reforma reúnem cerca de 450 milhoes de fieis em todo o
mundo .A igreja reconheceu que sua preocupação execessiva pelas artes,pelas
letras e pela cultura pagã ,estes abusos mas não teve coragem para empreender a
necessária reforma geral .Surgiu então o movimento denominado reforma
protestante ,que teve seu inicio na Alemanha por Lutero. Martin lutero nasce na
Alemanha numa família camponesa em 1501 ingressa na universidade de erfurt onde estuda artes,
lógica , física e filosofia.
Entra para o mosteiro dos eremitas agostinianos em
1505 torna se sacerdote e teólogo . Em 1517 o papa leão X mandou alguns padres
a Alemanha com a finalidade de arrecadarem esmolas para o termino da construção
da basilica de são Pedro .Lutero protestou afirmando não ver nessa atitude
nenhum valor espiritual .para justificar seu protesto contra o que chamou de
venda de indulencias e suas criticas a condutas eclesiásticas Lutero afixou na
porta principal da catedral de wintteberg 95 teses que condenavam a venda de
indulencias e outros abusos do clero ,pregando a salvação somente pela fé ,sem
necessidades de esmolas ,Lutero permaneceu firma em sua conduta e foi acusado de
herege condenado e excomungado pelo papa leão x e banido Carlos V,imperador da
Alemanha o que o fez em 1521 queimar em praça publica diante de milhares de
pessoas a bula papalque o condenava.Lutero traduz para o alemão o NOVO
TESTAMENTO dando base a doutrina luterana.abandona o habito de monge e casa se
com uma ex freira Catarina von bora mas tarde Lutero traduz a bilbia para o
alemão .
O protesto de Lutero não era todo negativo e a
palavra protestante não é um termo pejorativo ,a palavra é derivada do latim da
preposição Pro que significa para e o infinito testare,testemunho .um
protestante então e uma testemunha de Jesus cristo e da palavra de Deus . Nota
se o pronunciamento de Lutero mudou o curso da historia e modificou a igreja
para sempre.o mundo e a igreja jamais voltaram a ser os mesmos depois que
Lutero fez a sua declaração arrebatadora.
MISSIOMETRIA
David
Barrett, um proeminente professor “missiometria” em Unibersity Regent,
elaborou um boletim sobre a situação religiosa no mundo. Embora a precisão
absoluta nestas matérias é impossível,no entanto, por seu domínio em lidar com
cálculos matemáticos, conseguiu elaborar e oferecer uma pequisa sensata e
confiável.
O
Boletim Internacional de Pesquisa Missionária, preparado por David Barrett,
lança um olhar detalhado sobre a situação religiosa no mundo a cada ano. Ele se
especializou em analisar dados sobre as religiões do mundo, em especial do
trabalho missionário cristão.
Embora
saibam que é impossível ter precisão absoluta, Barrett e sua equipe mantém um
banco de dados atualizado constantemente e fazem projeções usando a metodologia
de especialistas em estatística. Anualmente, usam os dados que dispõe para
atualizar seu relatório e fazer projeções para o futuro próximo.
A
religião cristã, por exemplo, era praticamente fixa no século XX. Havia apenas
558 milhões de cristãos no mundo em 1900. Em contraste, chegamos a cerca de 2
bilhões de cristãos na metade de 2012.
No
entanto, se considerarmos a porcentagem da população mundial, o cristianismo
perdeu terreno. No início do século passado os cristãos eram 34,5% da população
mundial, mas apenas 33,1% agora.
Metade
dos 2 bilhões de cristãos no mundo são católicos. O segundo maior “megabloco”
são os cristãos afiliados a “igrejas independentes”, que têm cerca de 400
milhões de membros. Ou seja, quase o dobro dos 217 milhões de fiéis ortodoxos
em todo o mundo.
Barrett
contabilizou 350 milhões de protestantes, divididos em centenas de denominações
e mais 80 milhões pertencestes à comunhão Anglicana, que para muitos são um
híbrido de católicos e protestantes. A tendência é que as posições desses
“megablocos” dentro cristianismo mundial permaneça constante ao longo dos
próximos vinte anos.
O
que mais chama atenção é como a vida cristã mudou radicalmente no século XX. Os
cristãos reuniam-se em 400 000 congregações em 1900. Hoje, podem ser
encontrados cerca de 3,5 milhões de templos em todo o mundo. Em 1900 havia 300
000 livros publicados sobre o cristianismo. Em 2012, chegaremos a 5,1 milhões
de títulos relacionados ao tema.
Os
3500 revistas cristãs publicadas em 1900 são uma pequena fração das 35 000
publicações cristãs impressas que circulam hoje. Em 2002, a previsão é que o
número de Bíblias distribuídas seria dez vezes maior que em 1900. Em um século
passamos de 5.5 milhões para 59 milhões de exemplares anuais das Escrituras ou
de parte delas.
Talvez
o mais surpreendente seja o número de denominações cristãs, eram 1.900 um
século atrás, e agora chegam a 35.500. O cristianismo tornou-se muito mais um
fenômeno urbano do século 20. Em 1900, apenas 28% dos cristãos do mundo viviam
em cidades. Este ano, mais de 58% da população cristã vive em áreas urbanas.
A
revolução das comunicações também teve um impacto dramático sobre a vida
cristã. Em 1970, as organizações cristãs utilizam cerca de 1000 computadores.
Hoje são 332 milhões de computadores.
Atualmente,
2,5 bilhões de pessoas assistem e ouvem programas cristãos de rádio
e TV todo mês, um número que deverá subir em 2025 para 3,8 bilhões.
Trinta anos atrás, apenas 750 milhões tinham acesso a programas cristãos. Isso
sem contar a internet, cuja audiência não pode ser medida.
Mesmo
assim, o Islã é a religião que mais cresce no mundo hoje. Dos 200 milhões de
seguidores em 1900, os muçulmanos cresceram mais de 500% durante o século 20.
As
mudanças demográficas nos últimos trinta anos chama a atenção. Em 1970, havia
554 milhões de muçulmanos no mundo e 666 milhões de católicos. No ano 2000, o
Islã chegou a 1,2 bilhão de seguidores, enquanto o catolicismo contabilizava
1,1 bilhão. Isso significa que, em 2025, devemos ter 1,3 bilhão de católicos em
um mundo habitado por 1,8 bilhão de muçulmanos.
O
total do que Barrett chama de “religiões diferentes” cresceu de 1000, no ano de
1900, para 10 500 hoje, e deve chegar a 15 000 nos próximos 25 anos. Embora
este crescimento pareça absurdo, o surgimento das novas religiões mostra que o
mundo moderno não é tão ateu nem rejeita tanto assim a religiosidade quanto se
pensa.
Essas novas
religiões misturam elementos da fé de cristãos, budistas, hindus, muçulmanos e
outras menos expressivas. Por exemplo, a Dai Viet Nam mistura budismo,
confucionismo e taoísmo, usando ao mesmo tempo a Bíblia e o Alcorão, e tendo um
líder com status de “Papa”. Outro exemplo são os muçulmanos Ahmadi, os quais
afirmam que Jesus escapou da cruz e morreu na Índia com 120 anos.
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